EDITORIAL DO BAÚ

O Baú é um veículo de notícias da Região dos Lagos. O objetivo aqui é estar sempre aberto a informações, assim não acumula poeira. A proposta do Baú é ter uma linguagem rápida e de fácil acesso, por isso, a informação aqui será ligeira, mas quem abrir o Baú vai ficar por dentro do que acontece no entorno. A web proporciona informação gratuita sem ter que ficar com as mãos sujas de tinta, apenas rolando a barra e clicando com conforto. Economia, política, cultura e lazer ou anunciar é pra quem quiser revirar o Baú. Por isso, fique a vontade, abra o Baú quantas vezes achar necessário.
Boa leitura!

Rosangela Nicolao
Jornalista

*********************************************************

SIMONE MENDES

SIMONE MENDES
Foto: Flávia France

Um Dedo de Prosa para Apresentação

É com imenso prazer que aceitei o convite para escrever neste espaço destinado a noticiar nossa região. O convite, claro, partiu de uma grande amiga, a Rô. Conheci a Rô na faculdade de Letras e Literatura, quando ela ainda pensava que podia enfrentar uma sala de aula sem prejuízo para o seu estado mental. Então, sabiamente, ela se graduou (se pós-graduou também) e partiu para o Jornalismo. Não sei quanto ao estado mental, mas ela já deu sinais de que a escolha foi acertadamente coerente. Se não, não estaríamos aqui agora.
Confesso que a Rô me impressionava. Era de um ecletismo fora do comum. Ela transcorria com muita naturalidade de Paulo Coelho a Kafka; fazia uma análise interpretativa da Eguinha Pocotó e na aula seguinte discorria sobre as tragédias de Sófocles e Eurípedes; podia tanto apresentar um estudo bíblico (com a convicção de um cristão que realmente leu a Bíblia), como podia palestrar sobre qualquer tema do Kardec e das crenças celtas. Uma bruxa! Era como eu a via. Eu pensava: “Essa mulher deve saber de alguma coisa que eu não sei”. E ela sabia! E como sempre foi de uma sinceridade inteligente (sinceridade inteligente é quando alguém diz o que pensa catando as palavras que não ferem), ela se sobressaía sobre os demais. De vez em quando nos reunimos em sua casa, cuja biblioteca é invejada silenciosamente por mim, e tomamos café, conversamos sobre espiritualidade, filosofia, humanidade, literatura, futebol e novela. E viva o ecletismo da Rô.

Simone Mendes

***************************************************

Matérias da escritora Simone Mendes na postagem:

* Bullying - A reprodução da violência
* Olhar Estrangeiro

* Somos Anjos Decaídos
* A Invasão da Era Moderna
* Algo sobre a Empatia

*****************************************************

VOCÊ SABE O QUE É BULLYING??????

Então assista ao vídeo e se intere da prática horrenda que cada vez mais ronda crianças e adolescente nas escolas e nas famílias. Diga não ao BULLYING!!!!!!!!!!!!!!!! Não tenha medo. Você não está sozinho. Atualmente existem leis que punem os praticantes de Bullying e protejem os que sofrem com ele. A escritora Simone Mendes, que também é professora, postou um artigo sobre o assunto. O Baú está na campanha contra a qualquer tipo de prática que discrimine, exclua, desmoralize, humilhe e inferiorize qualquer pessoa. Se você é vítima de BULLYING, não pode ficar parado. DENUNCIE AGORA!!!


ENTRE NA CAMPANHA DO BAÚ CONTRA O BULLYING


(..)


MEDIDAS JUDICIAIS JÁ ESTÃO SENDO TOMADAS PARA QUEM PRATICA BULLYING

BAÚ DE NOTÍCIAS

Secretaria de Educação de Búzios recebe técnicas da UNIRIO

Secretaria de Educação de Búzios recebe técnicas da UNIRIO
Foto : Ronaldo Pantoja
A secretaria de Educação e Ciência de Búzios recebeu nesta quarta-feira (01/09) duas técnicas da UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) para auxiliar a equipe da secretaria na revisão do PAR (Plano de Ações Articuladas), uma ferramenta de planejamento da política educacional brasileira comandada pelo Ministério da Educação (MEC).
É função da secretária municipal de Educação e Ciência, Carolina Rodrigues, elaborar um diagnóstico e uma série de objetivos para a rede de ensino local. Essas metas devem ser alcançadas em até quatro anos e são estipuladas junto com diretores, coordenadores, professores e membros da comunidade. É a partir desses dados que o PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação) pode fornecer apoio técnico e financeiro às administrações regionais.
A reunião ocorreu na sede da secretaria de Educação e Ciência de Búzios e foi coordenada pelas técnicas Juliana Pereira da Silva e Ana Paula Passos.

Fonte : Assessoria da Prefeitura de Búzios
******************************************************

São Pedro da Aldeia realiza 1ª Parada do Orgulho LGBT

Pela primeira vez, o município de São Pedro da Aldeia recebe a Parada do Orgulho LGBT, colorindo as ruas da cidade, com o arco-íris de cores e alegria. O evento será realizado no dia 19 de setembro, às 13h, no Centro de Eventos da cidade, no bairro Nova São Pedro, com muita música, animado por trio elétricos e dj´s. Com o slogan “Vote contra a homofobia: defenda a cidadania!”, a parada reúne gays, lésbicas e simpatizantes ao movimento. O evento acontece em diversas localidades no Estado, como por exemplo, Copacabana e Cabo Frio e também na Avenida Paulista, em São Paulo, que nesse ano, reuniu cerca de três milhões de pessoas. Segundo um dos organizadores do evento no município, Victor Jotha, o movimento LGBT é um segmento que cresce no mundo todo e movimenta fortemente a economia dos destinos caracterizados pela diversidade, afirmou Victor. Para outras informações, ligar (22) 9223-4369.

Fonte : Assessoria da Prefeitura de SPA
*****************************************************

BAÚ DE NOTAS

Abertas as inscrições para curso de prevenção ao uso de drogas


Termina no próximo dia 6 (segunda-feira) o prazo para as inscrições do Curso de Prevenção ao Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas, oferecido pelo Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. O curso é gratuito e foram distribuídas 25 mil vagas para todo o Brasil. A finalidade é desenvolver programas de prevenção do uso de drogas e de outros comportamentos de risco no contexto da escola.
A capacitação será oferecida em modalidade a distância e terá duração de 04 (quatro) meses, com carga horária de 120 horas e certificado de Extensão Universitária emitido pela Universidade de Brasília (UnB).
Para se inscrever a escola deverá contar com acesso à internet e ter participação de 05 (cinco) cursistas por escola, entre professores, coordenadores e/ou gestores por escola.
O processo de seleção dos educadores que realizarão o curso acontecerá entre os dias 08/09/2010 e 14/09/2010. O educador também poderá acompanhar o resultado da seleção, no site do curso: www.prevencao.mec.senad.gov.br

Fonte : Assessoria da Prefeitura de Búzios
*******************************************************

Agência Comunitária dos Correios de Cidade Praiana volta ao funcionamento normal

Atendimento volta a ser das 9h às 16h
Os moradores de Cidade Praiana voltam a contar com atendimento em horário integral na Agência Comunitária dos Correios. Depois de uma temporada trabalhando em meio período, a agência, a partir do próximo dia 8 de setembro, vai reabrir para o atendimento ao público das 9h às 16h.
Outra novidade para a comunidade é que mais servidores disponibilizados na agência foram capacitados para fazer um bom atendimento. De acordo com a secretária de Planejamento, Rosemarie Teixeira, a meta agora é ampliar as dependências da agência. “A idéia agora é melhorar as condições de trabalho dos servidores e dar conforto à população que vai utilizar os serviços, ampliando a agência”, declarou.

Fonte : Assessoria da Prefeitura de Rio das Ostras
******************************************************

Agentes de viagens do Peru visitam Búzios

Treze agentes de viagens do Peru chegaram nesta quarta-feira (01/09) em Búzios. O Fam Tour de peruanos é da Operadora “The Tree.” Os agentes são de diversas cidades peruanas, incluindo a capital, Lima, e o objetivo do grupo é conhecer os serviços turísticos da cidade.
Na quinta-feira (02/09) os agentes participam de um almoço com representantes da secretaria de Turismo e Cultura de Búzios, no Hotel Rio Búzios. Na ocasião eles receberão material institucional da cidade. O retorno do grupo será na sexta-feira, dia 3 de setembro.

Fonte : Assessoria da Prefeitura de Búzios
*********************************************************

BAÚ DA EDUCAÇÃO

EVENTOS NA REGIÃO

Chico Xavier é Tema da IX Feira do Livro Espírita em Rio das Ostras

Chico Xavier é Tema da IX Feira do Livro Espírita em Rio das Ostras

Evento promove palestras, seminários e exposições com entrada franca

Depois do sucesso do filme lançado no Brasil, Chico Xavier será o tema da IX Feira do Livro Espírita de Rio das Ostras, que acontece de 10 a 12 de setembro, no Colégio Municipal Profª América Abdalla, com entrada franca. A abertura será na sexta-feira, dia 10, às 19h, com a palestra de Célia Diniz, do Centro Espírita Luiz Gonzaga, fundado por Chico Xavier na sua cidade natal, Pedro Leopoldo, Minas Gerais. Ela falará da contribuição que o médium deu para a divulgação do Evangelho de Jesus. A escola fica na Rua Carlos Vianna, s/no, em Nova Esperança.
No sábado, as atividades começam às 13h com a exposição de livros, seguida de seminário. Às 16h30, Tânia Jardim, da União Espírita Macaense, falará sobre a caridade e a mediunidade de Chico Xavier. No fim do dia, às 20h, Conceição Salles, do Conselho Estadual Espírita do Rio de Janeiro, fará a palestra “Chico Xavier e Emannuel: a razão e o amor”.
A exposição de livro abre mais cedo no domingo, dia 12, às 10h. Em seguida, a mocidade espírita fará uma confraternização, às 15h, e o evento se encerra com a palestra “Chico Xavier, o educador de almas”, ministrada por Diego Carvalhar, do Centro Espírita José Castro, de São Fidélis.
A IX Feira do Livro Espírita de Rio das Ostras é uma realização conjunta de grupos espíritas do município e região, com apoio da União Espírita Macaense e do Conselho Estadual Espírita do Rio de Janeiro.

Fonte : Assessoria da Prefeitura de Rio das Ostras

*******************************************************

BAÚ DA CULTURA

Teatro Popular de Rio das Ostras traz espetáculo dirigido por Chico Anysio

Teatro Popular de Rio das Ostras traz espetáculo dirigido por Chico Anysio
Espetáculo infantil também é atração neste fim de semana prolongado
Dois espetáculos teatrais prometem movimentar Rio das Ostras neste fim de semana prolongado: “Ox Exculaxados” e “Aladim - O Menino que Não Gostava de Ler”. O primeiro, com sessões no sábado e domingo, dias 4 e 5, às 21 horas, tem direção de Chico Anysio, um dos maiores comediantes brasileiros, e é um espetáculo de humor formado por esquetes que discutem sobre o cotidiano nacional e trazem divertidos personagens. Já a peça infantil vai estar em cartaz no domingo, dia 5 e na segunda, dia 6, véspera do feriado, às 17h.
Os atores Beto Moreno, Rafael Carvalho, Maykon Robert e Wilson Ferreira dividem o palco na divertida comédia “Ox Exculaxados”, com tipos bem cariocas e estereotipados como Dilurdes, uma mulher que se arrepende de ter casado e divide com o público seu pesar, e Maria Dolores Jacinto Leite, que trabalha como camelô de produtos eróticos.
Os quatro conseguem, com muita graça, mostrar que, em meio ao caos, ainda vale a pena sorrir. A peça já sucesso de público com mais de 500 mil espectadores.
Viagem - O público infantil vai poder se divertir com “Aladim - O Menino que Não Gostava de Ler”, uma doce viagem às mil e uma noites na qual o principal personagem tem a difícil tarefa de recuperar a lâmpada mágica roubada por um feiticeiro que ameaça acabar com todas as histórias infantis. Dessa forma, o espetáculo aborda a importância da leitura, levando as crianças a participar e interagir com os atores.

SERVIÇO:
“Ox Exculaxados”
Dias 4 e 5, às 21 horas
Classificação : 16 anos
Ingressos: R$30, R$20 (antecipada) e R$15 (estudantes e maiores de 65 anos)
Ficha técnica:
Beto Moreno, Rafael Carvalho, Maykon Robert e Wilson Ferreira
Direção: Chico Anysio
Texto: Beto Moreno
Figurino: Rafael Guimalle
Sonoplastia: Wellington Fontes
Iluminação: Felício Mafra

“Aladim - O Menino que Não Gostava de Ler”
Dias 5 e 6, às 17 horas
Classificação: Livre
Ficha Técnica:
Texto: Luca Millani e Will Ferreira
Direção: Luis Borges
Elenco:Aline Mendonça, Beto Moreno e Will Ferreira
Iluminação: Felício Mafra
Sonoplastia: Wellington Fontes
Figurino: Rafael Guimalle

Fonte : Assessoria da Prefeitura de Rio das Ostras
***************************************************

BAÚ DE ESPORTE

BAÚ DA ECOLOGIA

BAÚ DA ECOLOGIA

BAÚ DA SAÚDE

BAÚ DA SAÚDE

São Pedro da Aldeia disponibeliza 31 pontos de vacinação antirrábica

A prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, disponibiliza 31 locais para a realização da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, com o objetivo de evitar a reintrodução da raiva em humanos, cães e gatos. O dia D será no sábado, dia 18/09, das 7h às 17 horas. A campanha será realizada em todas as unidades de Saúde, além de postos volantes e de algumas escolas e associações de moradores. Os pontos de vacinação podem ser verificados abaixo.
Segundo o responsável pela Fiscalização Sanitária do município, Júlio César Peralva, a estimativa é de se vacinar, aproximadamente, 17 mil cães e gatos. No ano de 2009, foram vacinados 16.094 animais.
Cerca de 200 profissionais participam dessa campanha de vacinação. Quem tiver interesse em ser um voluntário poderá procurar o setor de Vigilância Sanitária na policlínica (ao lado do Colégio Estadual Dr. Feliciano Sodré) ou ligar diretamente para Júlio por meio do telefone (22) 9962-9310.
Na hora da vacinação, Júlio esclarece que é necessário o animal estar com coleira bem ajustada e com um guia confiável. “Outra precaução é evitar que crianças menores de 14 anos levem os cães para serem vacinados”, salientou o responsável, acrescentando que o animal recebe um comprovante de vacinação. Quanto aos possíveis efeitos colaterais, Júlio, que também é veterinário, descarta qualquer possibilidade, mas o ideal é que somente animais saudáveis sejam vacinados. “A vacina traz somente benefícios para a vida dos animais prevenindo-os da raiva”, destacou o veterinário. Mesmo após o dia D contra raiva, algumas unidades de Saúde de São Pedro da Aldeia ficarão, por alguns dias, abastecidas com a vacina antirrábica para garantir a imunização dos animais que, por algum motivo, não puderam ser vacinados no dia D.

Locais de Vacinação

1) Policlínica Municipal
2) UMS Poço Fundo
3) UMS Porto da Aldeia
4) Bar do Genésio
5) Associação de Moradores Baleia
6) UMS Rua do Fogo
7) UMS Cruz
8) Escola Municipal Elízio Costa Moreira
9) UMS Três Vendas
10) Escola Municipal Antônio Vaz
11) PSF São Mateus
12) PSF Botafogo
13) Associação de Moradores Balneário das Conchas
14) PSF Praia Linda
15) UMS Balneário
16) UMS Fluminense
17) PSF Retiro
18) PSF Campo Redondo I
19) PSF Campo Redondo II
20) PSF São João I
21) PSF São João II
22) PSF Colinas
23) PSF Baixo Grande
24) PSF Ponta do Ambrósio
25) PSF Vinhateiro
26) PSF Porto do Carro
27) PSF Alecrim
28) PSF Parque Arruda
29) Mossoró (volante)
30) Flexeira (volante)
31) PSF Orquídea

Fonte : Assessoria da Prefeitura de SPA
****************************************************

Próteses Auditivas Gratuitas

Próteses Auditivas Gratuitas

Cirurgis Gratuitas

Cirurgis Gratuitas

Lábios Leporinos

Triagem dos pacientes: Dia 6 e 7 de agosto a partir das 8 h no Hospital do Fundão – UFRJ. Damos alojamento para pacientes e acompanhantes.
Informações ( 21) 7152- 3855 RIO (11) 3443-1710 São Paulo

Meningite

A meningite é uma doença grave e endêmica que pode acometer indivíduos de qualquer idade e é causada por diversos agentes infecciosos como bactérias, vírus, parasitas e fungos. As meningites bacterianas são, do ponto de vista clínico, as mais graves. A doença meningocócica (causada pela Neisseria meningitidis), pela magnitude, gravidade e potencial de ocasionar surtos e epidemias, apresenta maior importância em saúde pública. As meningites assépticas podem se expressar por meio de surtos, porém com pouca gravidade.

Manifestações clínicas

A meningite é uma síndrome na qual, em geral, o quadro clínico é grave e caracteriza-se por febre, cefaléia intensa, náusea, vômito, rigidez de nuca, prostração e confusão mental, sinais de irritação meníngea, acompanhados de alterações do líquido cefalorraquidiano (LCR).
No curso da doença, podem surgir delírio e coma. Dependendo do grau de comprometimento encefálico, o paciente poderá apresentar também convulsões, paralisias, tremores, transtornos pupilares, hipoacusia, ptose palpebral e nistágmo. Casos fulminantes, com sinais de choque, também podem ocorrer.

Fonte: Texto retirado do site do Ministério da Saúde

*******************************************************

BAÚ DA CIÊNCIA

O Homem Imita a Natureza

Mais uma vez, o homem precisa aprender com a natureza para resolver os problemas que a modernidade causa. Os cientistas agora descobriram que as cores das asas das borboletas tropicais não são dependentes de pigmentos, mas de uma estrutura microscópica, que lembram embalagens de ovo. Segundo os pesquisadores da Universidade de Cambridge, imitar o processo da natureza em aplicações na indústria de impressão como, dinheiro, passaporte e cartão de crédito inibiria em grande número o problema de falsificação. Mas quem está pensando na extinção das lindas borboletas, pode ficar tranqüilo. Os cientistas vão apenas imitar a natureza, pois o processo que eles chamam de nanofabricação do nanodesign natural, está sendo elaborado em laboratório.

Texto: Rosangela Nicolao
Fonte: site globo.com


*******************************************************

POSTAGENS DO BAÚ

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Bullying - A reprodução da violência



Cena 1: Um estudante “especial” pede para ir embora para a casa durante o intervalo das aulas em sua escola. Motivo: foi chamado de maluco por outro estudante.
Cena 2: durante uma partida de futebol num torneio entre escolas particulares de um determinado município, o pai de um aluno grita ao ver seu filho jogar: “parece uma moça jogando. Entra forte na jogada, moleque!”
Cena 3: durante uma aula, uma aluna, que é negra, pede para ir ao banheiro. Quando retorna, um aluno diz: “Ih, a macaca voltou!”
Todas estas cenas poderiam ser de algum documentário educativo sobre discriminação e violência nas escolas, mas foram fatos devidamente registrados e que ocorreram durante minha vida docente. Dentre todas as cenas ilustradas, a 2 é a que mais me chama a atenção, já que representa a reprodução da violência na sociedade. Quando um pai ofende o próprio filho e o incita a ser violento, ele está mecanicamente educando seu filho para a prática do bullying.
O bullying – palavra da língua inglesa sem tradução para o português – é um tipo de agressão física ou psicológica com o objetivo de ridicularizar, humilhar e intimidar suas vítimas. Ele pode acontecer em qualquer lugar: em casa, no trabalho, em instituições militares, entre vizinhos e, principalmente, nas escolas. Apelidos aparentemente inocentes como “cabeça”, “fofinha”, “metida” e “espinha” podem desencadear processos psicológicos graves no assediado. E é bom que o praticante do bullying saiba que este tipo de ação é crime de assédio moral previsto em lei. Para mais informações, o promotor de justiça Lélio Braga Calhau publicou um livro intitulado Bullying: o que você precisa saber – Identificação, prevenção e repressão. Pais e instituições escolares deveriam ter um exemplar e torná-lo leitura obrigatória por todos, inclusive adolescentes. Outra literatura importante sobre o assunto é Violência e Criminalidade Infanto-Juvenil, de autoria do procurador da República Guilherme Schelb, que afirma que “o fato de ter conseqüências trágicas, como mortes e suicídios, e a falta de impunidade proporcionou a necessidade de se discutir de forma mais séria o tema”.
E o tema alcançou, de fato, notoriedade nacional. Desde 2008, denúncias contra bullying podem (e devem) ser feitas pelo DISQUE 100, que antes registrava somente casos de pedofilia e de agressões a crianças e adolescentes praticadas por familiares ou outros. O papel da mídia também tem sido fundamental para esclarecer a sociedade acerca da importância de identificar os casos. As características mais evidentes das vítimas são depressão, baixa auto-estima, ansiedade e abandono dos estudos. O bullying é, portanto, uma prática de exclusão social que deve ser combatida por todos os meios disponíveis, que vão da prevenção à punição.
Quem quiser saber mais sobre o assunto, pode buscar outras informações junto aos sites http://www.observatoriodainfancia.com.br/ e http://revistaescola.abril.com.br/, de onde foram retiradas algumas informações publicadas aqui.
As crianças que praticam bullying hoje serão os neonazistas, neofascistas e intolerantes de amanhã. Serão os que ateiam fogo em mendigos; sequestrarão, estuprarão e matarão adolescentes; venderão drogas nos seus condomínios de luxo para comprar mais drogas; espancarão velhos, negros e homossexuais; desrespeitarão crianças, pais, vizinhos ou qualquer um que lhes diga um “ai” que lhes contrarie a razão. Observe atentamente o comportamento de seu filho ou aluno. Ele pode estar praticando ou sofrendo bullying. O que essas crianças ou jovens fazem hoje é o que determinará o tipo de adulto que ele será amanhã.

Um comentário:

  1. Estava eu a procurar um conteúdo para o tema "A reprodução da violência" e me deparei com seu blog, muito interessante e concordo com o ponto de vista passado no tema, o mal deve ser cortado pela raiz! um grande abraço e parabéns!

    ResponderExcluir